quinta-feira, 26 de maio de 2011

JOVENS E UMA FÉ PESSOAL(Parte 2)

Pensamento
0 modo de pensar muda na adolescência. Essa mudança requer atenção especial da parte do líder. Algumas vezes, na adolescência, as pessoas preferem fantasiar a não usar a lógica. Por isso criam uma imagem infantil da Deus, como um policial ou um avô; a as imagens mais maduras são rejeitadas. a juventude é mais capaz de compreendê-los do que a infância.

o jovem deve mudar a compreensão da fé que trouxe da infância para uma nova compreensão que o conduzirá a uma religião madura. lnfelizmente, muitos jovens acham que, por estudarem um pouco, sabem o significado da fé. Quando a lição é sobre Davi e Golias, Moisés ou Gideão, as jovens dizem: “De novo, não. Estudamos sobre isso quando éramos crianças, nos Primários?” 0 problema é que os jovens conhecem alguns detalhes, mas desconhecem a profundidade. A mente infantil não capta a sutil mensagem de uma lição.

O jovem precisa ser cutucado, estimulado a ver além do que é superficial. 0 líder tem do ser paciente e compreensivo.

Sentimentos

Fé é confiar, pensar e sentir. 0 cristão ama a Deus, ama ao semelhante e ama-se. (Mateus 22:34-40.) 0 amadurecimento das emoções é um desenvolvimento da fé.

Os jovens são emotivos! Suas emoções não são apenas externas; de vez em quando são também imprevisiveis. 0 líder pode ajudá-los a estabilizar suas emoções.

E preciso aprender a se amar porque as mudanças no corpo, a instabilidade no relacionamento com os amigos e as pressões escolares, podem tornar isso difícil para os jovens.

0 jovem precisa aprender a amar da forma certa. Isso significa que precisam ser bons desinteressadamente, não apenas para receber algo dos outros; que.eles não devem subinvestir nem superinvestir em outra pessoa; que eles precisam amar do forma responsável e construtiva. Os jovens necessitam aprender a amar a Deus. Isso envolve obediência, compromisso, disciplina e louvor.

Os jovens precisam usar suas emoções na fé; mas essas emoções tem de ser refreadas e dirigidas para serem sadias e estáveis. Mesmo gerando experiências emocionais intensas, isso pode contribuir para que Os jovens rejeitem a fé mais tarde. Os compromissos duradouros (no casamento, com os amigos ou com Deus) requerem emoção; mas não podem ser meramente emocionais.

Desempenho

O jovem deve ser ajudado a não abandonar a fé porque seus pensamentos sobre ela são infantis. Deus o vovô deve ser substituído pelo Deus Santo. As orações pelas bicicletas e skates devem ser substituídos por pedidos para que a vontade de Deus seja “feita na terra como no céu” (Mateus 6:10). O jovem pode compreender a graça, a amor, paz, justiça, integridade, providência e o pecado. Embora nunca haverá uma compreensão completa desses conceitos, a juventude  deve crescer nos conceitos bíblicos “a medida da estatura completa de Cristo” (Efésios 4:13), os jovens devem viver pela fé. Algumas vezes, a melhor forma do ensinar o evangelho aos jovens é pedir que de vez em quando ajudem a ensiná-lo as crianças da pré-escola ou dos Primários. Uma forma de descobrir o que a missão significa para eles é pô-los na missão. Algumas igrejas estão fazendo programas para os jovens centralizados no ensino através da recreação, amizade e adoração. Os jovens precisam disso, mas também precisam expressar a sua fé, e nem sempre serem apenas os recipientes.,


Deus os abençoe
Na fé..
Thalita e Amanda

Nenhum comentário:

Postar um comentário